Campinas
O Último Tipo é um grupo que nunca sai da moda. Há 28 anos teatraliza a música e musica o teatro, levando com bom humor e alegria sua visão de mundo.
Com uma trajetória bem-sucedida, o Último Tipo, criado em Goiânia há 25 anos e radicado em Campinas há 17, já soma um extenso repertório de peças que misturam música e teatro de forma inusitada e poética. O bom humor, a interatividade e a irreverência também são marcas fundamentais do grupo, que tem no seu espírito o teatro mambembe e o clown, fazendo frequentemente espetáculos de rua e apresentações itinerantes à moda dos trovadores medievais.
Acompanhados por um violão e percussão, Déo Piti, Jara Carvalho, Lóra Brito, Velú Carvalho e Lya Bueno têm nos arranjos vocais sua base. A percussão inclui instrumentos inusitados, como espátula de pedreiro, suporte de toalhas, concha de cozinha, cabaças, chocalhos de bebê, chaves velhas, dentre outros.
O grupo tem como referências musicais o Grupo Rumo, Arrigo Barnabé, Mutantes, Premeditando o Breque, Itamar Assumpção, Hermeto Pascoal, dentre tantos outros.
Os figurinos exóticos e os cenários são confeccionados com materiais recicláveis, como cartões telefônicos, garrafas pet, discos de vinil e tudo o que a criatividade permitir, o que se tornou uma marca do grupo em seus 28 anos de existência.
O Último Tipo já se apresentou em 10 estados, em mais de 100 cidades diferentes, em espaços como teatros municipais, centros culturais, escolas públicas, festivais, além de diversas unidades de Sesc e Sesi.
Hoje tem 10 espetáculos em seu repertório, sendo 6 infantis, 3 adultos e um de carnaval, para todas as idades. Mas, em toda a sua trajetória, já montou 25 espetáculos. Gravou dois CDs e um DVD, além de ter dois CDs sendo gravados atualmente.
O grupo já ganhou mais de 30 prêmios com diversos espetáculos, músicas e clipes, além de ter sido contemplado com fundos de investimento municipais e patrocínios de diversas empresas através de PROAC ICMS e Lei Rouanet.
Último Tipo’s tracks
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on