Tribo de Gonzaga
Petrópolis
A Tribo de Gonzaga se formou em meados de 2006, em Petrópolis, Rio de Janeiro, com o objetivo de tocar os clássicos do grande mestre da música brasileira, Luiz Gonzaga. O contato aprofundado com a rica obra de Gonzagão acabou por despertar nos integrantes do grupo a vontade de criar as suas próprias músicas, atualizando e mantendo viva, desta forma, a estética criada pelo mestre nordestino na década de 40.
Em 2009 o grupo lançou seu primeiro disco autoral, “De mudar o coração de cada um”, que teve calorosa recepção no mercado independente da região serrana carioca, vendendo aproximadamente 6 mil cópias em pouco mais de 2 anos. Em 2012, o grupo lançou seu segundo disco, “Venha Ver o Sol”, que alcançou a marca de 1000 cópias vendidas em pouco mais de 2 meses. Em ambos os discos, vê-se uma profunda riqueza poética, melodias marcantes - coloridas por um bem acabado trabalho vocal (a Tribo conta com 4 cantores instrumentistas) - e refrões que viriam a ser cantados em coro nos bailes-shows que a banda organiza na região serrana do Rio de Janeiro.
A música do nordeste do Brasil, embora criada há mais de 70 anos, vem sendo muitas vezes distorcida e superficializada por alguns artistas atuais e pela insáciavel vontade de lucro e retorno rápido do mercado. A Tribo se propôe a ir na direção contrária dessa perspectiva atual, e tem como meta principal a criação de uma extensa obra autoral que mescle a música nordestina com as questões e estéticas do nosso tempo. Trata-se, como dito acima, de atualizar para manter viva. A mesma força e sensibilidade que fizeram com que Luiz Gonzaga dedicasse toda a sua vida a cantar as agruras e belezas da sua terra e do seu tempo, norteia o trabalho da Tribo de Gonzaga. Como parte da estratégia para a realização desses objetivos, a banda acabou por se tornar completamente independente, tendo a sua própria empresa de produção (CNPJ), o seu próprio estúdio de gravação e seus equipamentos de som e luz.
Outro ponto forte da banda, criado ao longo do tempo e através da própria experiência, são as apresentações ao vivo. Ano após ano, o grupo vem batendo seus próprios recordes de público nos shows que organiza, de forma independente, em Petrópolis e arredores. Os shows da Tribo de Gonzaga são sempre intensos, empolgantes e emocionantes, e dão mostras da profundidade do trabalho do grupo. Fundem harmoniosamente dança, poesia e música e, no público frequentador, vê-se desde dançarinos a pessoas com forte identificação com as letras. Em consequência disso, a banda vem sendo convidada para importantes eventos, como os Jogos Mundias Militares, em 2011, onde apresentou a sua brasileiríssima música para atletas de mais de 110 países. Em 2012 a banda foi convidada para o Festival Sesc Rio de Inverno como uma das principais atrações, tendo feito, na ocasião, shows memoráveis em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo. Também já se apresentou no Arraiá da Providência, a maior festa junina do Rio de Janeiro, no Jockey Club da Gávea, no Rio de janeiro, ocasião onde tocou para aproximadamente 15 mil pessoas. É frequentemente convidada para Exposições Agropecuárias e Festivais por todo o interior do estado do RJ. Em 2010 a Tribo fez uma inesquecível turnê pelas principais casas de show de Brasília-DF. E anualmente a banda anima Festas Juninas de dezenas de empresas, hotéis e municípios no interior do RJ.
Focada, antes de mais nada, na criação e no desenvolvimento artístico, e colocando esses horizontes e objetivos acima das pressões financeiras, a Tribo de Gonzaga vem despontando como um dos novos expoentes da música brasileira sincera e engajada. Busca, através da criação, cumprir de modo pleno o importante papel do artista na formação da sociedade, oferecendo entretenimento sadio nos seus shows e reflexões acerca do nosso estado existencial atual nos seus discos, músicas e letras.
Tribo de Gonzaga’s tracks
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on
published on