published on
Por que sua empresa deve investir em podcasts para ontem?
Em marketing de conteúdo, não basta apenas um bom material: é preciso acertar no formato. E nada está mais em alta, hoje, do que os podcasts. É por isso que a sua empresa deve investir neles - para ontem.
Mas vamos com calma, pois talvez você nem tenha ouvido falar em marketing de conteúdo. Se a resposta for ‘sim, já conheço’, pule para o próximo parágrafo. Caso não, calma, não priemos cânico, como diria o Chapolim Colorado: saiba que se trata de uma estratégia de divulgação de uma empresa ou marca sustentada por dados e informações reais, o chamado conteúdo. Trata-se de entregar ao público, talvez um futuro cliente, algo relevante para a realidade dele e conectado à área de atuação de quem assina o material.
Em bom português, representa quase uma venda indireta. Temos um - ou melhor, dois exemplos caseiros: o Sebrae-SP e o Sebrae-RS disponibilizam gratuitamente podcasts sobre empreendedorismo produzidos pela Padrinho.
E quem conhece o sistema Sebrae sabe que o objetivo passa longe de vendas, pois sequer há fim lucrativo. Um estudo do Content Marketing Institute (CMI) ajuda a contextualizar os principais objetivos do marketing de conteúdo no B2B (empresas para empresas): criar reconhecimento de marca, educar a audiência, construir credibilidade/confiança e gerar demanda/leads.
É aquela história: quem consome o conteúdo ganha um aprendizado e pode vir a considerar a marca ou empresa que lhe proporcionou essa experiência como uma referência na área. Cresce aí, portanto, a necessidade de caprichar nos materiais para garantir bom engajamento. Até porque 96% das pessoas que apostam em marketing de conteúdo enxergam um aumento de credibilidade de sua marca, ainda de acordo com a pesquisa do CMI.
Os podcasts resolvem essa equação sem traumas. Dispararam em consumo no Brasil: dados de abril de 2021 falam em cerca de 2 milhões de podcasts existentes, em um total superior a 48 milhões de episódios. Em comparação a 2020, o número de podcasts mais que dobrou.
Conforme disse a CEO do Ibope Inteligência, Marcia Cavallari, ao Meio&Mensagem, “se nos basearmos na tendência de outros países como os EUA, por exemplo, é um grande potencial”.
Não temos dúvidas. O podcast permite um formato de conteúdo direto e certeiro ou mais longo e profundo, com uma ou mais fontes de informação, mais sóbrio ou com trilha sonora e, principalmente, sobre qualquer assunto. Para ouvir, bastam os fones de ouvido, o celular e uma conexão básica de internet, sem grande consumo de banda porque não há imagens.
E você pode estar em qualquer lugar: já falamos aqui na Padrinho que grande parte dos brasileiros escuta podcasts em deslocamentos no trânsito (ônibus, carro, bicicleta, patinete elétrico) ou durante tarefas domésticas, como cozinhar e lavar a louça.
É por isso que sua empresa deve investir em podcasts para ontem. Vamos conversar?
- Genre
- Business