published on
O Dia dos Namorados está chegando. Se você acompanha a movimentação das redes sociais já deve ter percebido campanhas publicitárias para faturar nesta data tão valiosa para muitos negócios.
Mas se você é do time que pensa que essas promoções são restritas a grandes marcas , vem aqui, vou te contar um segredo: microempreendedores e empresas de pequeno porte também podem (e devem) aproveitar as agendas comerciais para alavancar as vendas!
De janeiro a dezembro, as datas comemorativas e temáticas se tornam aliadas dos empresários, ajudando a aquecer o mercado e despertando o desejo de compra do consumidor.
Quem empreende sabe que o planejamento é fundamental para o dia-a-dia . No caso de ações especiais, manter uma organização também é essencial . Para surfar as ondas destes períodos, é necessário identificar quais temáticas combinam com a sua empresa.
O exercício é bem simples: analise os produtos ou serviços oferecidos, conheça seu público-alvo e saiba qual a persona do negócio.
Depois disso, pegue o calendário, confira as datas e veja quais são aquelas que dão match com o seu negócio. O ideal é que esse planejamento seja feito lá no começo do ano, mas a gente sabe que isso nem sempre é possível. Então, se você não o fez até agora, que tal começar pelo Dia dos Namorados?
Um ponto que merece atenção é a logística. Ah, mas vale lembrar que essa operação vai muito além da entrega do produto para o cliente, viu? O processo envolve a escolha da embalagem, o tempo que levará para chegar até o destinatário, o preço que o envio irá custar para a empresa.
AS QUERIDINHAS DO CALENDÁRIO
Algumas agendas são bem tradicionais, como o Dia das Mães, a Páscoa, o Dia dos Namorados e o Dia das Crianças, mas o Natal é a época do ano que gera maior volume de vendas para o comércio.
Além de mexer com o nosso lado emocional (quem nunca chorou assistindo aquela propaganda natalina no intervalo no jornal, gente?), o período marca o encerramento do ano, exatamente quando boa parte dos clientes está com um maior poder aquisitivo devido ao 13º terceiro salário.
VALE COLOCAR NO RADAR
Algumas novas datas estão ganhando espaço no calendário do varejo e no coração dos consumidores. Em fevereiro já temos o Valentine’s Day, no dia 14. É o Dia dos Namorados no resto do mundo e vem ganhando força aqui no Brasil. Para quem quer fazer ações para agradar, fidelizar ou até mesmo conquistar novos clientes, a dica é investir no Dia do Consumidor (15 de março) e no Dia do Cliente (15 de setembro).
O Dia do Orgulho Nerd, comemorado no dia 25 de maio, é a data perfeita para quem trabalha com o mercado voltado para o fantástico (e crescente) universo de livros, filmes ou séries geeks.
E os solteiros, que amargam a sua solidão em DUAS datas temáticas do ano (14 de fevereiro, no Valentine’s Day e 12 de junho, no Dia dos Namorados), finalmente estão ganhando espaço! O dia 11 de novembro é o Dia dos Solteiros e já tem muitas empresas apostando em ações direcionadas para esse público.
A Black Friday e a Cyber Monday são duas ações estrangeiras, mas que já foram adaptadas para o calendário nacional. A primeira ocorre na última sexta-feira de novembro e tem ajudado o comércio a limpar o estoque antes do Natal. Já a Cyber Monday é feita na segunda-feira após o torra-torra da Black Friday, é online e também tem a função de terminar com aqueles últimos produtos que ficaram na loja.
DIGITAL PARA BOMBAR NAS VENDAS E DIVULGAÇÕES
Com a pandemia, o universo digital se tornou ainda mais importante na hora do empreendedor se comunicar com os clientes. De acordo com a pesquisa do Sebrae, atualmente, sete em cada dez empresas mantêm as vendas com a ajuda de aplicativos.
- Genre
- Business