hide

Need a gift for a gifted musician?

The SoundCloud Premium accounts also come as virtual gifts and it takes only two minutes to get one. Head over to our Gift page and check out the different Premium accounts starting at only €29 per year.

Gift page

About

Há aproximadamente três décadas, surgia nos caóticos aglomerados urbanos da cidade de Salvador, o que viria ser o movimento musical mais inflamável e marginalizado da capital Baiana: o Pagode. Herdeiro da rítmica africana e suas transmutações regionais, tornou-se potência criativa unânime e reflexo sonoro amplificado e singular do cotidiano frenético dos guetos da cidade.

Em tempos de avanços e democratização da tecnologia nas periferias de todo o mundo, o Pagode reafirma a Bahia na rota de uma nova revolução da produção musical, fazendo parte da esfera do que se denomina “Global Guetto Tech”: música feita nos guetos, baseada na tecnologia, ligada ao regional, mas pensada mundialmente.

Explorar essas novas dimensões, desconstruir, sintetizar e amplificar a conexão do Pagode feito na Bahia com o restante do mundo, experimentando novos caminhos através da música eletrônica, foram os estímulos que fizeram com que em 2010, o duo de produtores Mahal Pita e Rafa Dias, desenvolvessem o protótipo do que mais tarde se tornaria a Braunation.

Através dos potentes riffs contrastados a mantras melódicos de guitarra e baixo (transfiguração das violeiras), dos frequentes refrões evocados em coro ou das células percussivas convertidas em organismos binários que alimentam o transe de beats progressivos, é composta uma atmosfera essencialmente digital, mas que se configura de maneira umbilical com a ancestralidade e a transcendentalidade soteropolitana.

Sob o signo do Afrofuturismo e da Diáspora hi-fi, a Braunation respira esteticamente o visionismo de uma Bahia potencialmente híbrida, situada adiante, onde o original e o pirata, o ancestral e a vanguarda, o analógico e o digital, coabitam a mesma órbita, ritmando uma dança frenética que também é mental.

Nesse início de trajetória, já algumas conquistas: em 2011 foi convidada a participar de uma seleção nacional, para integrar a coletânea Brazil Music Exchange produzida por uma das revistas mais conceituadas de Worldmusic da atualidade, a londrina Songlines; em 2012, participou do álbum Brazilian Bass Culture & Beyond distribuída em diversos países da Europa, EUA e Canadá e do Encounters 2012 , ambas iniciativas da BM&A (Brasil Música e Artes) e da APEX-Brasil. Nesse mesmo ano, integrou a coletânea “Bahia Music Export” organizada pela SECULT, projeto de promoção da música baiana no exterior que teve sua distribuição no WOMEX 2012 realizado na Grécia.

Em 2013, após dois anos de experimentações transportando a multiplicidade soteropolitana aos estúdios, por fim é chegado o momento de devolver as ruas o primeiro registro físico: o EP Derruba Os Muros Da Cidade. Uma ode a Salvador e uma reivindicação do espaço do Pagode no cenário do Global Guetto Tech, buscando reafirmar mais uma vez, o multiverso de possibilidades sonoras da Bahia, do Nordeste e do Brasil.

Osmar Gomes: Percussão e Efeitos
Nilo Ramox: Vocal
Mahal Pita: Baixo
Rafa Dias: Guitarra
Tito Vinícius: Bases e Sintetizadores

Produção Musical: Mahal Pita / Rafa Dias / Tito Vinicius
Direção Criativa: Diane Lima e Mahal Pita

Braunation BRAUNATION, Salvador, Brazil

Follow
  • 01/ Padê Chula 3000 Artwork

    01/ Padê Chula 3000

    Braunation on June 03, 2013 17:18
  • 02/ Prymogênita Artwork

    02/ Prymogênita

    Braunation on June 03, 2013 17:17
  • 03/ Om da onda Artwork

    03/ Om da onda

    Braunation on June 03, 2013 17:15
  • 04/ Saia Rodada Artwork

    04/ Saia Rodada

    Braunation on June 03, 2013 17:10
    Pagodão Guettotech
    Play
    0.00 / 3.18
    Hide the comments
  • 05/ Bonde Artwork

    05/ Bonde

    Braunation on June 03, 2013 17:05
  • 06/ Tambores do Meu Povo Artwork

    06/ Tambores do Meu Povo

    Braunation on June 03, 2013 17:03
  • 07/ A.MA.SSA Artwork

    07/ A.MA.SSA

    Braunation on June 03, 2013 17:01
    Play
    0.00 / 4.54
    Hide the comments
  • Braunation - Prymogênita

    Braunation on May 18, 2013 04:00

Share to WordPress.com

If you are using self-hosted WordPress, please use our standard embed code or install the plugin to use shortcodes.
Add a comment 0 comments at 0.00
    Click to enter a
    comment at
    0.00